Alimente o Cérebro

6 boas razões para estudar lógica

Quando comecei a aprender lógica, percebi algo fascinante: com o tempo, todo aquele estudo metódico foi se transformando em uma habilidade que acabei usando em todas as áreas da minha vida: consegui estudar melhor, consegui ter mais disciplina, me dei bem em provas apenas usando a lógica, melhorei, e muito, as minhas habilidades de escrita e, principalmente, consegui pensar sobre determinados temas de forma mais livre.

Acredito que a lógica é um ponto de partida. Ela não nos revela nenhuma grande verdade, nem nos torna sábios. Mas é como se fosse uma ferramenta: sem ela, você vai cavar a verdade; com ela, você tem uma máquina que faz a escavação para você.

01 A lógica simbólica é divertida 

Sabe aqueles símbolos usados na lógica? Pode assustar à primeira vista, mas, na verdade, é bastante divertido. Ainda mais quando são feitas naqueles clássicos “desafios lógicos”. Outra coisa divertida é quando você consegue pegar toda uma cena da vida real e traduzir para uma linguagem lógica. Você começa a pensar de forma completa, sem pular etapas, e isso torna seu pensamento mais consciente.

02 Entender argumentos é uma das habilidades mais importantes

Uma característica fascinante que aprendi na lógica foi a de identificar argumentos. Parece fácil, mas é muito mais complexo do que imaginamos. Isso, porque, na maior parte das vezes, nossos argumentos são incompletos. Então você tem dois caminhos: tenta argumentar da forma mais completa possível, ou adquire habilidade psicológica de entender as sutilezas da argumentação. Quem acha que lógica é coisa de gente bronca, sem sensibilidade social, está enganado. É preciso entender o ser humano, já que o raciocínio é uma capacidade humana.

03 Uma boa lógica é uma excelente ferramenta de persuasão

Vocês perceberam que eu estou tentando convencer vocês a estudar lógica, certo? Tudo isso está sendo feito através de argumentos, de raciocínios. E bons argumentos, bons raciocínios, não apenas uma retórica vazia. A lógica tem essa beleza: é onde nós aprendemos a achar boas razões para tudo aquilo que queremos fazer. Em um mundo em que as profissões dependem cada vez mais da verdade e do convívio humano, mais uma vez, a lógica se mostra uma ferramente bastante humana, longe daquele estereótipo de algo frio e distante da realidade.

04 Estudar lógica te ajuda a detectar falácias

Não adianta você aprender a convencer outras pessoas e ser facilmente influenciável. Argumentos precisam ser válidos, corretos, fortes e cogentes. O estudo da lógica passa por entender como argumentos ruins são utilizados para te convencer de razões ruins. Não existe nada mais importante do que não ser enganado.

05 A lógica está na base de tudo

A lógica está em tudo. Ela é a ferramenta essencial da filosofia, uma grande auxiliadora da ciência, a fundação da tecnologia que te permite ler esse artigo, e, inclusive, está na arte. Deveria ser uma matéria obrigatória nas escolas.

06 A lógica te ensina COMO pensar, não O QUE pensar

Adoro uma reflexão do Neil deGrasse Tyson em que ele diz que a lógica é uma ferramenta empoderadora, pois você aprenda a pensar por si próprio. É preocupante o número de falácias e maus argumentos que são utilizados diariamente por pessoas poderosas e, nós, infelizmente, caímos nelas. Não é fácil, mas a lógica pode nos libertar, independente de para onde você queira voar.

Devanil Júnior

Graduando em Jornalismo, criador do canal Alimente o Cérebro, onde falo sobre ciência e filosofia.

Categorias