30 músicas que marcaram a história do cinema

30 músicas que marcaram a história do cinema

Os temas musicais mais marcantes são aqueles que nos transbordam de nostalgia, lembranças e emoções. Na maioria das vezes, nos trazem memórias de um filme tão espetacular quanto sua trilha sonora. Cinema já existiu sem fala, mas nunca sem música.

Algo incrível é que praticamente todas músicas que compõem essa lista fazem parte de filmes com importante presença na história do cinema, produções que devem seu sucesso a muito além de suas espetaculares trilhas sonoras. Uma coisa é certa: o cinema não seria o mesmo se não houvesse a música. Ela dá sentimento, envolve o telespectador, dita o ápice em seu momento exato. E, para essa nossa lista, contamos com a presença de Bill Conti, Elton John, John Barry, John Williams, Whitney Houston, dentre outros. Para deixar tudo bem organizadinho, até tentei fazer numa ordem específica, mas não consegui selecionar os temas musicais em modelo de ranking. Além de serem todas as músicas espetaculares, seria um comprometimento e tanto eu apontar as melhores dentre uma seleção tão especial.

“Jaws Theme”, Tubarão – John Williams

O produtor David Brown percebeu definitivamente a importância do compositor John Williams quando exibiu uma das cenas do filme sem o acompanhamento musical para os executivos da Universal. Sem a trilha sonora, a produção que arrecadou o Oscar, o Globo de Ouro, o BAFTA e um Grammy não causa a mesma reação em seus espectadores. Spielberg atribui “metade do sucesso do filme à música” de John Williams.

JAWS 1975 – Main Title (Theme From Jaws) Full HD

“The Black Pearl”, Piratas do Caribe – Klaws Badelt

Klaws Badelt, na companhia de Hans Zimmer, foi quem produziu a trilha sonora do primeiro filme da franquia Piratas do Caribe, tornando The Black Pearl praticamente o hino da série. Esta pela qual não se esperava muito (devido ao gênero pirata, na época, ser considerado um tema em declínio), mas que acabou se tornando um sucesso mundial. Como escutar The Black Pearl e não se lembrar do Capitão Jack Sparrow?

Pirates of the Caribbean O.S.T. – The Black Pearl (1080p HD)

“You’ve Got a Friend in Me”, Toy Story – Randy Newman

Essa sim é uma música pra lá de nostálgica! Até tentei priorizar os temas musicais instrumentais, mas não tive como deixar essa e outras de fora. Acho que Toy Story é a animação que representa a infância de muitos, a época em que ainda se assoprava a fita antes inseri-la no videocassete. E quando, no cinema, um terceiro filme da franquia, com Andy já grande e amadurecido, relembra os bons momentos de Toy Story ao som de You’ve Got a Friend in Me, é impossível não estremecer. Aliás, a música também tem uma versão muito boa em português: Amigo, Estou Aqui.

Toy Story – You've got a friend in me – Randy Newman – Lyrics

“Jurassic Park Theme”, Jurassic Park – John Williams

O dinossauro faz uma de suas primeiras aparições no cinema ao som de uma das mais marcantes trilhas de John Williams. Além de belo, o tema musical de Jurassic Park se funde perfeitamente às cenas do filme, tornando-se uma trilha sonora forte e coesa. Aliás, sabia que a gravação das músicas de Jurassic Park foi supervisionada por George Lucas?

Main Theme From Jurassic Park HD

“E.T. Theme Song”, E.T.: O Extraterrestre – John Williams

O filme vai para as telas em 1982 para contar a história de um garoto de 10 anos e o seu mais recente amigo, um alienígena perdido na Terra, este que precisa de sua proteção para não ser capturado e transformado em cobaia pelo serviço secreto americano. É considerado um dos maiores sucessos de bilheteria de toda a história do cinema, sendo o primeiro filme a ultrapassar a marca 700 milhões de dólares. Com uma música tão cativante quanto a história, E.T. consegue com sua trilha sonora arrecadar Oscar, Globo de Ouro, Grammy, Prêmio Saturno e BAFTA.

E.T. – Theme Song

“James Bond Theme”, 007 – John Barry

Nos mais de 50 anos da franquia 007, são muitas as músicas que compõem a coletânea de trilhas sonoras, mas irreconhecível mesmo é o arranjo feito por John Barry, que surgiu em 1962, em 007 Contra o Dr. No. James Bond Theme está presente como base nas demais trilhas sonoras da franquia, tornando-se um símbolo. Não só dos filmes de James Bond, mas de todo o gênero ação e suspense.

James Bond 007 Movie Theme Music

“Hedwig’s Theme”, Harry Potter – John Williams

Sou meio suspeito para citar a trilha sonora de Harry Potter, pois sou grande fã da série. Durante os 8 filmes que se prolongaram por 10 anos no cinema, tivemos trilhas sonoras excelentes e que realmente marcaram, envolvendo magnificamente todo o ar de magia e, mais para o desfecho, o clima sombrio que a história vai tomando. É completamente nostálgico quando nos despedimos de Harry Potter assistindo a uma última cena ao som de Leaving Hogwarts, é pra fazer qualquer fã cair aos prantos. Resta-nos dar o play em Hadwige’s Theme e matar a saudade.

#19 Hedwig's Theme – Harry Potter and the Philosopher's Stone [HD/HQ]

“Hakuna Matata”, O Rei Leão – Hans Zimmer

A música foi escrita por Hans Zimmer, com vocais do músico sul-africano Lebo M., e as canções, por Elton John e o letrista Tim Rice. O álbum é uma das trilhas mais vendidas da história, com dez milhões de cópias só nos Estados Unidos. É um clássico que envolve, além de Hakuna Matata (uma música divertida que contagiou um amplo público pela filosofia de vida que carrega), várias outras músicas extraordinárias: Circle of Life (praticamente o hino da animação), Can You Feel The Love Tonight? (canção composta por Elton John e merecidamente vencedora do Oscar), entre outras.

O Rei Leão – Hakuna Matata em HD e Dublado – Disney Mania

“Back to the Future”, De Volta Para o Futuro – Alan Silvestri

Sabia que Alan Silvestri teve que recomeçar a produção da trilha sonora duas semanas antes da primeira pré-estréia do filme? Steven Spielberg não estava satisfeito com o resultado anterior e esperava por algo mais épico para coincidir com De Volta Para o Futuro. No fim, uma das indicações do filme ao Oscar foi por Melhor Canção Original.

Back To The Future Theme Song.

“Star Wars Theme Song”, Star Wars – John Williams

Star Wars é mais uma franquia coberta de músicas épicas e marcantes. Quem não conhece The Imperial March, por exemplo? Na primeira exibição do filme ainda não finalizado, a executivos da Fox, alguns chegaram a chorar e reconhecer que Star Wars modificaria a história do cinema. George Lucas, o produtor da franquia, escolheu a dedo o compositor da trilha sonora, John Williams. Com o tema musical de Star Wars, John Williams faturou o Oscar e o Globo de Ouro.

Star Wars Theme By John Williams – HD

“My Heart Will Go On”, Titanic – Céline Dion

A música My Heart Will Go On é hoje praticamente um símbolo, com toda certeza uma canção que marcou a história do cinema. Mas antes de ser agregada ao grande sucesso que é o filme Titanic, ocorreram alguns poréns. Cameron tinha medo de “que uma canção de sucesso em seu filme apenas poderia ser um fator positivo em garantir seu término”, além de ser acusado de uma tática puramente comercial. Apenas após ouvi-la várias vezes, o diretor declarou sua aprovação.

Titanic • My Heart Will Go On • Celine Dion

“(I’ve Had) The Time of My Life”, Dança Comigo –  Bill Medley e Jennifer Warnes

A canção The Time of My Life foi responsável pela indicação e premiação do filme no Globo de Ouro na categoria de melhor canção original, foi indicada e premiada no Oscar, além da indicação ao Prêmio Grammy na categoria de melhor canção escrita para cinema ou televisão. Quem não conhece a famosa “dirty dance”?

The Time of My Life – Dirty Dancing (12/12) Movie CLIP (1987) HD

“Take My Breath Away”, Top Gun: Ases Indomáveis – Berlin

Top Gun é uma empolgante combinacão de acão, musica e uma incrível fotografia aérea. A canção Take My Breath Away, cantada pela banda Berlin, pouco tempo após seu lançamento, conseguiu lugar número 1 nas paradas de vários países, incluindo a primeira posição na Billboard Hot 100.

Top Gun (1986) Theme Song – Take My Breath Away (Berlin) – Tom Cruise – HD

“Mission Impossible Theme”, Missão Impossível – Lalo Schifrin

A trilha sonora de Missão Impossível foi um sucesso, gerando um hit no top 10 com a música tema. Esta, inclusive, ganhou certificação de ouro pela Recording Industry Association of America para a venda de 500.000 cópias em 2 de julho de 1996, enquanto que a trilha sonora alcançou o disco de ouro apenas duas semanas mais tarde, em 16 de julho.

MISSION: IMPOSSIBLE – Theme (1996)

“Gonna Fly Now”, Rocky Balboa – Bill Conti

A trilha sonora foi criada e composta por Bill Conti desde o primeiro filme, “Rocky, Um lutador”. Gonna Fly Now recebeu o prêmio de Melhor Canção Original na 49th Academy Awards e hoje é uma das músicas mais tocadas em arenas esportivas. Uma outra canção do filme também bastante conhecida é Eye of The Tiger.

Rocky theme song

“The End of All Things”, O Senhor dos Anéis – Howard Shore

A trilogia baseada na obra de Tolkien alcançou um grande sucesso financeiro, estando os filmes colocados respectivamente em 32º, 24º, e 6º lugares entre as maiores bilheterias de todos os tempos. O Senhor dos Anéis é outra saga de sucesso recheada de músicas fortes, com direito a Oscar e Globo de Ouro pela sua trilha sonora.

The Return of the King ST-16-The End of All Things

“Eu Vou”, Branca de Neve e os Sete Anões – Frank C., Leigh H. e Paul S.

Branca de Neve e os Sete Anões, baseado no conto dos Irmãos Grimm, é o primeiro longa-metragem de animação dos estúdios Disney. Suas músicas foram compostas por Frank Churchill e Larry Morey, enquanto Paul J. Smith e Leigh Harline compuseram a trilha sonora incedental. A cena em que Branca de Neve se junta aos animais para expôr seus agudos à natureza é clássica, não é mesmo? Trata-se da canção Smile and A Song, um pouco mais memorável que a também clássica I’m Wishing. Mas uma que toda criança com certeza já ouviu é Eu Vou (ou Heigh-Ho, em seu nome original), a música que os anões cantam após sua árdua jornada de trabalho. “Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou…”

Branca de Neve e os Sete Anões – Eu vou – 1937

“I Will Always Love You”, O Guarda-costas – Whitney Houston

O que se esperar quando Whitney Houston estrela um filme ao lado de Kevin Costner e grava seis novas músicas para a trilha sonora do mesmo? A primeira música a ser lançada como single foi “I Will Always Love You”, que ficou 14 semanas consecutivas em #1 no Hot 100, tornando-se a música que, até então, havia ficado mais tempo nessa posição. O single vendeu cerca de dez milhões de cópias no mundo todo. I Have Nothing e Run to You são outras duas que também marcaram história, canções indicadas a Oscar, Grammy Awards e MTV Movie Awards. Inesquecível Whitney Houston!

Whitney Houston – I Will Always Love You – (legendado e traduzido) tema do filme "o guarda- costas"

“Unchained Melody”, Ghost: Do Outro Lado da Vida –  Righteous Brothers

Unchained Melody é uma das canções mais gravadas do século XX, com cerca de 500 versões em diversos idiomas. A canção acabou se tornando o tema principal do grande sucesso cinematográfico Ghost, com Patrick Swayze e Demi Moore na década de 1990, na versão da dupla The Righteous Brothers.

Righteous Brothers – UNCHAINED MELODY – GHOST

“Enterprising Young Men”, Star Trek – Michael Giacchino

Michael Giacchino, colaborador mais frequente de Abrams, compôs a trilha sonora de Star Trek. Ele manteve o tema da série original escrito por Alexander Courage para os créditos finais, que Abrams disse que simbolizava o momento da tripulação se formando. “Eu cresci ouvindo todas as grandes músicas de Star Trek, e é em parte o que me inspirou a fazer aquilo que faço… Você vai com medo. Você espera fazer o seu melhor.”

Star Trek 2009 Original Theme 720p

“Indiana Jones Theme”, Indiana Jones – John Williams

John Williams dando em Indiana Jones novamente o ar de sua graça, com uma trilha sonora excepcional e com direito a participação em diversas premiações. As produções cinematográficas de Steven Spielberg fez de Indiana Jones um dos maiores sucessos do cinema. Hoje, o personagem e sua trilha sonora simbolizam o gênero aventura.

Indiana Jones Theme Song [HD]

“Superman Theme”, Superman – John Williams

Quando a gente lembra de Superman, nos vem logo à cabeça o tema criado por John Williams. A música tema, que é ouvida pela primeira vez durante os créditos de abertura do filme Superman, foi reutilizada (com diferentes arranjos), como a música de abertura para cada um dos filmes do super-herói, exceto Superman III. Emocionante e com momentos épicos.

Superman Theme Song.

“Singin’ in The Rain”, Cantando na Chuva – Gene Kelly

Cantando na Chuva (Singin’ in the Rain) é um filme de comédia musical, de 1952, dirigido por Gene Kelly e Stanley Donen, estrelado por Gene Kelly, Donald O’Connor e Debbie Reynolds, e coreografado por Gene Kelly. É agora frequentemente descrito como um dos melhores musicais de todos os tempos. A música Singin’ in The Rain, que recebe o mesmo nome do filme, está entre as clássicas que ainda hoje deixa lembranças.

Singing In The Rain – Singing In The Rain (Gene Kelly) [HD Widescreen]

“Psycho Theme”, Psicose – Bernard Herrmann

Psicose foi escolhido como o 11º melhor filme de todos os tempos e o melhor do gênero horror pela revista Entertainment Weekly. Nesse clássico do gênero, está uma das músicas mais marcantes do cinema. Basta ouvi-la para que já se sinta o desconforto comum que um filme de terror busca nos proporcionar.

Bernard Herrmann – Psycho (theme)

“Also Sprach Zarathustra”, 2001: Uma Odisseia no Espaço – Richard Strauss

O filme de Stanley Kubrick tem como tema a música Assim Falou Zaratustra (ou Also Sprach Zaratustra, seu nome original), música de Richard Strauss. E quem nunca a ouviu? Aliás, dizem que Stanley Kubrick havia convidado Pink Floyd para fazer a trilha sonora do filme. A banda não teria aceitado, e anos mais tarde, na biografia A Saucerful of Secrets, há uma citação de Roger Waters em que ele mostra arrependimento de não ter topado a empreitada proposta por Kubrick.

2001: A Space Odyssey Theme song

“(Everything I Do) I Do It For You”, Robin Hood – Bryan Adams

Dá pra acreditar que o mesmo filme que concorreu no Framboesa de Ouro nas categorias de Pior Ator e Pior Ator Coadjuvante concorreu ao Oscar e Globo de Ouro por uma de suas canções? Trata-se de I Do It For You, que faturou um Grammy para Robbin Hood – O Príncipe dos Ladrões, produção de Kevin Reynolds.

Robin Hood: Prince of Thieves Soundtrack – 09. (Everything I Do) I Do It For You

“Tara’s Theme”, E o Vento Levou – Max Steiner

O filme E o Vento Levou foi produzido por David O. Selznick, com a trilha sonora de Max Steiner. Foi um dos primeiros filmes a cores, usando a tecnologia technicolor, a ganhar o Oscar de melhor filme. De suas 3 horas e 53 minutos de duração, tempo que o torna o 2° filme mais longo da história a entrar nos circuitos dos cinemas, a música tema da fazenda de Scarlett O’Hara é um dos destaques que prevaleceram.

Gone With The Wind (Tara) – Original Soundtrack HQ Sound

“The Addams Family Theme”, A Família Addams – Vic Mizzy

A série original, de 1964, possui 64 episódios em preto-e-branco, divididos em 2 temporadas. A refilmagem de 1998, com elenco variado, já conta com um episódio a mais. Tudo bem que a famosa música que nos faz estalar os dedos surgiu na TV, mas isso não quer dizer que ela também não tenha marcado sua história no cinema. Em 1991, os Addams marcaram presença nas telonas.

The Addams Family Theme song

“I Say a Little Prayer For You”, O Casamento do Meu Melhor Amigo – Dionne W.

O filme O Casamento do Meu Melhor Amigo, de 1997, que é considerado um dos melhores do gênero comédia romântica, foi indicado ao Oscar pela sua trilha sonora. Nesta encontra-se I Say a Little Prayer For You, uma música que com certeza você conhece. Foi escrita pelos compositores Burt Bacharach e Hal David para Dionne Warwick.

My Best Friend's Wedding #1 Movie CLIP – I Say a Little Prayer (1997) HD

“Somewhere Over the Rainbow”, O Mágico de Oz – Judy Garland

Esse é o clássico dos clássicos! Over The Rainbow foi especialmente escrita para mostrar os talentos de Judy Garland no filme O Mágico de Oz, de 1939. A canção acompanhou a atriz durante sua vida; em todas suas aparições era solicitada a cantá-la. A canção personifica as esperanças e sonhos de juventude sobre um mundo ideal de amor e alegria.

Judy Garland – Over The Rainbow (Subtitiles)

E essas são as 30 músicas que fecham a lista do artigo, tenho quase certeza que você concorda comigo nas escolhas. Também sei, claro, que, por outro lado, você possa ter sentido falta de algumas… Comecei a escrever esse artigo com a proposta de apenas 10 músicas, depois estendi para 15, aumentei para 20, passei por 25 e, então, decretei 30. Poderia até estender mais, mas tentei me controlar. Que dá pena não ter espaço para mais algumas, ah, dá. Mas sem problemas, assim você também pode sugerir aí nos comentários. Não deixe de compartilhar suas experiências com esses sons tão nostálgicos que marcaram a história do cinema! Aliás, qual é o seu preferido?

Alimente o Cérebro - Background

Escreva o que deseja procurar

Ver todos os resultados